O número de turistas presentes no Rio Grande do Norte cresceu pelo sexto mês consecutivo, apesar da crise financeira nacional. E mesmo com as companhias aéreas já em período de adequação da sua malha aérea em razão da suspensão dos voos no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, a alta foi de 13,5% em número de passageiros e 6,9% no crescimento de voos, se comparado o mesmo período de 2016.
Ações promocionais de divulgação aliadas a medidas de incentivo ao turismo executadas há pelo menos dois anos e meio pelo Governo do RN, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo do RN e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), são alguns dos fatores apontados para esse crescimento constante no fluxo turístico no Estado.
O aumento de 13,5% no mês de agosto representa 22.565 turistas a mais no Rio Grande do Norte, se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados fornecidos pelo Consórcio Inframérica. Esse percentual representa um acréscimo de mais de R$ 60 milhões na economia potiguar, ratificando a capilaridade do setor do turismo para geração de receita ao Estado.
“Nosso foco a partir de agora é trabalhar o turismo no período da baixa temporada, para mantermos esse crescimento e movimentar a economia até a chegada da alta estação. Nas próximas semanas estaremos presentes em quatro importantes eventos do turismo mundial, e temos também a realização do Fest Bossa & Jazz em Mossoró para aquecer o turismo naquela região”, ressaltou Ruy Gaspar.
No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, o RN tem saldo positivo de 9% ou 135.502 mil turistas a mais do que os primeiros oito meses do ano passado. Os números representam uma injeção de mais de R$ 360 milhões em receita gerada pelo turismo nesse período de 2017.
“Divulgação e promoção, estratégia de marketing, interiorização e incentivos. São com esses mecanismos que temos alavancado o turismo do nosso Estado nesses últimos dois anos”, destacou a presidente da Emprotur, Aninha Costa.
ALTA NOS VOOS
Ainda segundo dados da Inframérica, a variação no número de voos em julho nesses oito primeiros meses de 2017, se comparado ao mesmo período do ano passado, foi de crescimento de 6,9%, ou 98 voos a mais. No acumulado do ano, até o momento, a média é de alta de 6% ou acréscimo de 733 voos no período.
Fonte: http://natalbrasil.tur.br