Buscar

Pinacoteca Potiguar: história e arte em estilo neoclássico


Nem só de praia e mar vive o turista. Para quem opta por um passeio pelos pontos históricos da cidade e gosta de observar os estilos arquitetônicos dos prédios, vale uma visita à pinacoteca do Rio Grande do Norte, que já foi sede do governo estadual de 1902 até 1995. A pinacoteca fica no centro histórico de Natal, na praça Sete de Setembro, ao lado da Assembleia Legislativa e bem próximo da Prefeitura Municipal.

O prédio, cheio de detalhes, é um belo exemplo da arquitetura neoclássica em Natal. Virou um centro cultural que hoje abriga exposições permanentes de importantes artistas locais e internacionais. A visitação é de terça a sexta, das 8h às 17h e aos sábados e domingos, das 8h às 16h.

O prédio tem dois andares. No primeiro estão expostas fotos da Natal antiga: a avenida Rio Branco, o cais, o prédio da Alfândega, o abrigo Juvino Barreto, fundado em 1944 para atender aos carentes atingidos pela seca. Todo o primeiro andar é dedicado às exposições temporárias. Portanto, você pode não apenas admirar, como também adquirir obras de artistas locais. E os temas são variados: o sertanejo, a cultura indígena, a natureza, o universo rural, os bichos, a paisagem litorânea.

Para quem gosta de arte e história, um bom programa. O segundo andar é dedicado às exposições permanentes de artistas potiguares e internacionais e ao mobiliário do período em que o prédio foi sede do governo potiguar. Abriga também a galeria dos ex-governadores. Além disso, quadros retratando as tradições religiosas, o Baile dos Marinheiros e peças de Arte Moderna e Contemporânea estão entre o acervo, distribuído entre cinco salas.


12 visualizações

Realização:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon