Capitania das Artes recebe exposição com projeto de arte urbana no Passo da Pátria
top of page

Capitania das Artes recebe exposição com projeto de arte urbana no Passo da Pátria


Mostrar o Passo da Pátria sob um novo ângulo, tendo como ponto de partida as sensibilidades profissionais através de ferramentas da sociologia, da arquitetura e urbanismo tático. Quatorze artistas de seis estados brasileiros se integraram a este projeto durante 10 dias na comunidade. O resultado pode ser visto numa exposição aberta na última quinta-feira, dia 30, na Capitania das Artes. A exposição INarterurbana, que fica no local até 30 de setembro, exibe o trabalho dos artistas visuais que ealizaram a pintura de murais no Passo da Pátria através de interações com moradores dentro de um processo de residência artística.

Integraram a quarta edição do projeto artistas de seis estados do Brasil: Camíz (RJ), Bones (RN), Bruno Malagrino (SP), Luna (PI), Discordia (SP), Bros (PE), Lelo (RJ), Coletivo Aboio (RN), Charles Lessa (CE), Pato (RJ) e Olívia AF (SP) que participarão ao lado dos artistas convidados, Marcelo Borges (RN), Lima (RN) e Bruno Otávio (RN).

Durante a ação foram produzidos murais voltados para o Rio Potengi, além de painéis artísticos representando personagens e símbolos do cotidiano que passam agora a integrar a paisagem da comunidade.

Idealizado pelas produtoras Agathae Montecinos, Sayonara Pinheiro e Nizia Montecinos, o INarteurbana é um projeto sociocultural e transdisciplinar de ativação de espaços públicos através de ações artísticas. Através de ações regulares desde 2016, a ação tornou-se um ponto de encontro da cena da arte urbana nacional e internacional, principalmente através de residências artísticas promovidas pontualmente e que contribuem para a vida cultural da cidade e fortificam a relação entre públicos, artistas, agentes e instituições.

O projeto é uma realização da associação franco-brasileira Pixo, e do ponto de cultura e residência artística Casa Vermelha, patrocinado pela Fundação Air France, com o apoio da Aliança Francesa de Natal, Consulado Geral da França em Recife, Instituto Francês, Prefeitura do Natal, Fundação Capitania das Artes, SEMURB-RN, SETHAS-RN, Escola Municipal Mareci Gomes, Sherwin Williams, Mahalila Café e Livros, Jamad Madeiras e Ferragens, Identfix, Grupo de teatro Facetas, mutretas e outras histórias, Rádio comunitária e Grupo de idosos do Passo da Pátria.

Comunidade histórica

De acordo com a dissertação de mestrado de Daline Souza, defendida junto a Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN em 2007, “o espaço operado pelos moradores permite sinalizar para singularidades que permite a identificação de quatro espaços: Pedra do Rosário, Passo, Areado e Pantanal”.

No trabalho "Da Pedra do Rosário ao Pantanal: Espaço e Urbanização no Passo da Pátria", a pesquisadora avaliou as formas de apropriação desses espaços e o impacto do processo de urbanização da comunidade.

Para isso, levantou dados históricos sobre o local. Em 1870, funcionava na atual comunidade o Porto do Oitizeiro. Era também o Porto da Cidade ou Porto do Paço da Pátria. A denominação surgiu em 1886, homenagem do então presidente da província aos voluntários potiguares que lutaram na Guerra do Paraguai. Passo da Pátria era o nome da cidade paraguaia onde ocorreu uma das batalhas.

Com informações e fotos de Agência Solo Digital


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page