Buscar

Memorial Câmara Cascudo recebe Exposição Essência Negra

O Memorial Câmara Cascudo recebe a partir do dia 16 de novembro a Exposição Essência Negra, que enaltece a Beleza da Mulher Negra Potiguar. A abertura está marcada para as 17 horas.


A exposição surgiu da ideia de revelar a Beleza da Mulher Negra Potiguar, com mais de 60 anos, assim como relatar suas histórias de vida e para isso, os Fotógrafos Ana Albuquerque, Kaline Lucena e Rodrigo Campos, exploraram o Rio Grande do Norte e visitaram as modelos, com faixa etária entre 62 e 106 anos, nos mais diversos ambientes e regiões do estado, com destaque para Comunidades Quilombolas.


A Mostra, composta por 22 retratos que dizem muito sobre a força dessas mulheres negras, se insere nas comemorações do Mês da Consciência Negra no estado do Rio Grande do Norte.

As Expedições fotográficas realizadas proporcionaram aos fotógrafos uma verdadeira imersão histórica, religiosa e cultural, promovidas pelas entrevistas com as fotografadas e pela vivência nos quilombos.


Os organizadores do evento destacam os "causos relatados por Dona Nazaré, de 106 anos, que incluíam riqueza de detalhes do dia a dia da Cidade de Parnamirim durante a Segunda Guerra Mundial.


Ainda entre os personagens da mostra, mulheres como Dona Terezinha de Porto do Mangue, ainda marisqueira aos 89 anos e Dona Marlene, 92 anos, da Redinha, liderança Religiosa do Umbanda, ainda em atividade. E, também, a professora Ivanete, aposentada, 66 anos, que se dedica à luta feminista. Da mesma forma, Dona Aldizes de Portalegre, que luta para manter viva a Cultura da Dança de São Gonçalo.



Ana Albuquerque, Kaline Lucena e Rodrigo Campos (foto) assinam a autoria das imagens. A curadoria é do Professor Célio Ricardo.


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo