Buscar

Projeto busca qualificação de turismo sustentável e seguro para Galinhos


A cidade de Galinhos, distante 160 km da capital potiguar, acaba de receber um projeto que pode ajudar a transformar a realidade do turismo da comunidade. "Galinhos - Território Seguro e Sustentável" uniu várias secretarias do governo do Rio Grande do Norte, levando para a cidade do litoral norte uma série de ações que visam gerar impactos positivos em três eixos principais: saúde pública, sustentabilidade socioambiental e economia.


Durante todo o dia, em 27 de setembro últmo, estiveram no destino turístico equipes técnicas da Secretaria de Turismo (Setur/RN) Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). As atividades de lançamento na comunidade contaram com o apoio para a realização da prefeitura de Galinhos, através de sua secretaria municipal de Turismo.


Com este projeto piloto, a secretaria de Turismo quer apoiar a capacitação permanente da comunidade. Ajudando a desenvolver o turismo de base comunitária, pensando junto com os atores locais do turismo novas experiências de roteiros, além de ações de formação em empreendedorismo. O foco do projeto é o fortalecimento das atividades que compõem toda a cadeia do turismo local, como pescadores, artesãos, agricultores familiares, empresários, barqueiros, buggeiros e charreteiros.


O lançamento do projeto trouxe para a comunidade uma variada oferta de serviços. No eixo de saúde pública, um dos pilares do projeto, a Sesap realizou diversas ações do programa "RN+Saudável". A comunidade recebeu orientações em saúde preventiva, teve acesso a oferta de vacinas para a Covid 19 e H1N1, além de realizar testagem para Covid e para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). A equipe realizou ainda um intercâmbio de experiências com os agentes locais de saúde da prefeitura de Galinhos.


Na praça central, a comunidade também encontrava a tenda da Emprotur; Lá articuladores do turismo local trocavam ideias sobre promoção turística. A Setur/RN também fez ações de divulgação sobre o Cadastur para toda a cadeia local do turismo durante o evento.


Reuniões


Ser sustentável significa pensar e realizar, coletivamente, ações que integrem meio ambiente, sociedade e desenvolvimento econômico. Foi esse o conceito que guiou uma série de reuniões realizadas durante o lançamento local do projeto Galinhos - Território Seguro e Sustentável.


Dentro da Câmara Municipal, após a abertura, aconteceu uma roda de conversa sobre Turismo, Trabalho e Sustentabilidade. O espaço foi mediado por Rosângela Moreno, coordenadora de Articulação e Ordenamento da secretaria estadual de Turismo, e contou com uma boa participação do público.


Na oportunidade, a equipe técnica da Sethas falou sobre base conceitual do artesanato brasileiro e sobre noções de economia criativa, já o corpo técnico do Idema explicou conceitos de sustentabilidade para a comunidade, e o representante do SENAC/RN, Marcelo Milito, falou sobre a importância do turismo de base comunitária para o desenvolvimento local de Galinhos.


Ao mesmo tempo, acontecia uma reunião entre os técnicos das secretarias estaduais presentes e membros da gestão municipal para a apresentação de ideias e sugestão de demandas para o município. Durante a reunião, a Sedraf sugeriu a realização de uma feira de produtos agrícolas em Galinhos. Já a SAPE quer desenvolver o projeto Velas ao Vento com a colônia de pescadores. O Idema focou na questão da retirada de lixo da península onde localiza-se a cidade, um dos principais problemas da comunidade. Os técnicos fizeram visita à futura área da estação de transbordo do lixo, e irão estudar revisão de processos de licenciamentos eólicos da região. Isso pode apoiar a comunidade a garantir, pelas eólicas, contrapartidas como a estação de transbordo do lixo, ajudando a zerar o problema dos lixões na cidade. Quanto ao turismo, a Setur/RN solicitou um prédio para que os artesãos locais possam expor seus trabalhos. Além disso, solicitou a expedição de um decreto que leve a disciplina de turismo e educação ambiental para as escolas municipais. Na reunião, a Prefeitura de Galinhos também apresentou demandas aos órgãos estaduais, dentre elas a solicitação de uma nova viatura policial para a cidade. Ainda na parte da tarde, o corpo técnico da Setur/RN apresentou, para os secretários municipais de Educação e de Meio Ambiente, a ideia de incluir, no currículo escolar, disciplinas voltadas para o turismo e para educação ambiental. Fechando a agenda de reuniões, a secretária Ana Maria da Costa e o secretário municipal de Turismo, Saulo Leão, se encontraram com o trade turístico de Galinhos para escutar demandas do setor. Um dos principais focos de reclamação foi a destinação do lixo da comunidade, muitas ideias foram sugeridas pelos participantes, e elas serão acompanhadas pelas equipes nas próximas etapas do projeto.


Aula show .


O sol caía em Galinhos, formando um cenário natural bonito para a realização, em espaço aberto, de uma aula show de gastronomia. Voltada para os membros da cadeia local de restaurantes e pousadas, a ação foi oferecida pelo Senac e pelo Hotel Escola Barreira Roxa. O chef Thiago Gomes ensinou a fazer um "Fideuá - do Mangue ao Mar", versão adaptada da Paella espanhola. As equipes de restaurantes locais puderam colocar a mão na massa e acompanhar todas as etapas de preparação do prato. A aula também teve troca de informações entre o chef e os membros da comunidade. Um verdadeiro show de conhecimento, cores e sabores. Terminando o dia de muitas atividades do projeto "Galinhos - Território Seguro e Sustentável", Ana Maria da Costa e Saulo Leão realizaram a abertura do curso de Turismo de Base Comunitária, ofertado de maneira gratuita pela Setur/RN para a comunidade. O curso tem duração de 80h, e é ministrado pelo Senac/RN, contratado pela secretaria para realizar formações sobre turismo em Galinhos e outras 24 cidades potiguares.


*Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação e Marketing da Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte - SETUR/RN


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo