top of page

No meio do caminho tem um rio ... e o mar

Atualizado: 23 de jul. de 2023


Se você está descobrindo o Nordeste ou mora por aqui, mas ainda não conhece o local, vai uma dica. Entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, quase na fronteira dos dois estados, uma praia incrustada numa vila de pescadores, encontro de rio e mar, manguezais, um encontro com a cultura local longe da agitação das grandes cidades.


O nome é Barra de Camaratuba, o município é Mataraca, na Paraíba, a 110 km de João Pessoa, 116 de Natal. Quem vem pela BR-101 sentido João Pessoa-Natal é só ficar atento à sinalização e entrar à direita. De carro off-road (sempre é bom contratar um guia) dá para vir pelo litoral, passando pela Reserva dos Potiguares até a balsa em Barra de Camaratuba).



O nome vem do rio que nasce na Serra da Raiz e desemboca no Atlântico formando um estuário de tirar o fôlego. Camaratuba quer dizer local de vegetação abundante (camará-tyba, em tupi). Barracas ao longo da praia permitem que o visitante passe o dia inteiro por lá, alternando banhos de água salgada e doce. Para quem quer sossego, sombra e água fresca, é lugar que dá vontade de largar tudo e vir morar.


Mas para quem gosta de aventura também há várias opções. Na praia, esportes como o surf, kitesurf e passeios de buggy. Há roteiros ecológicos pelos manguezais como o do Parque Ecológico do Caranguejo-Uçá e da Reserva Ecológica Manjericão (área particular). O roteiro mais conhecido é o da Trilha dos Potiguaras, uma rota por aldeias indígenas e outras atrações naturais, como a Lagoa da Pavuna, por exemplo.


Mas lembre-se: é sempre recomendável contratar um guia local e organizar seu próprio roteiro com calma. Divirta-se e mantenha praias e manguezais livres do lixo.


Imagens: @renatofmoraes; imagem da capa reproduzida do site do site: destinoparaiba.gov.br

130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page